terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Reflexão do dia...

Bom dia, meninas!!!

Logo agora de manhã li um texto muito interessante e quero compartilhar com vocês:

REFLITA...
1. Pergunte-se se você quer ser magra ou emagrecer. Se a preocupação excessiva com o emagrecimento não está encobrindo outros problemas em sua vida, assumindo o papel de fuga.
2. Considere o emagrecimento UM MEIO de tornar-se mais saudável e bonita e NÃO UM FIM EM SI PRÓPRIO.
3. Há uma ligação muito importante entre emagrecimento e auto-estima. Você precisará mudar algo mais que o peso para manter-se magra. Se você nada fizer em relação à ansiedade, ao vazio existencial, aos sentimentos de rejeição e abandono, à depressão, terá mantido as condições de voltar a engordar, se é que conseguirá emagrecer.
4. Emagrecer não é apenas fazer mais uma dieta por algum tempo para perder algum peso. Exige muito mais ! É, em muitos casos, toda uma revisão da parte afetiva, da ligação da mesma com o alimento.
5. Muitas pessoas fazem , sem saber, um “escudo” , onde a gordura as defende da intimidade. A COMIDA NÃO SUBSTITUI O AFETO.
6. Comida e peso são a cadeia final de um intrincado sistema. São sintomas e não o problema.
7. Quando comida, alimento e peso estão associados com baixa auto-confiança , problemas emocionais, problemas familiares passados, raiva reprimida, sentimentos de rejeição e abandono, a SOLUÇÃO NUNCA SERÁ APENAS DIETA E MEDICAMENTOS.
8. Cuidado! Magreza não é invulnerabilidade ! Jovens com essa crença podem estar há um passo de graves problemas alimentares como Anorexia e Bulimia ! Cuidado com a expectativa da “terra prometida” por traz do emagrecimento. Não supervalorize o que a magreza pode fazer por você !
9. Mais do que uma dieta e medicamentos, emagrecer é desenvolver todo um novo estilo de vida. Auto - estima , relação com o próprio corpo, emoções, sentimentos, ansiedade decorrentes de conflitos psicológicos não resolvidos, estados ansiosos, afetividade, vulnerabilidade à rejeição, sentimentos de abandono, tudo isso e mais algumas coisas deverão ser revistas e trabalhadas.

10. Se você, por qualquer problema emocional, afetivo. De relacionamento, por baixa auto – estima, alterou sua relação com a comida, comendo mais do que deve, está utilizando inadequadamente o alimento para reduzir a ansiedade. Só que esta redução é MOMENTANEA ! SE ESTAS CONDIÇÕES NÃO FOREM TRABALHADAS, CONTINUARÃO LEVANDO-A À COMIDA, PASSANDO POR CIMA DOS SEUS MAIS SINCEROS PROPÓSITOS !

FONTE:  http://www.tommaso.psc.br/site/artigos/?id_artigo=55

2 comentários:

  1. Olá amanda, muito obrigada pela visitinha lá no blog. Suas palavras ajudam muuuuuuuito, viu? Vi que vc é nova por aqui, então seja muito bem vinda!!! Já estou te seguindo. Adorei o texto, pra mim ele deu o diagnóstico da minha obesidade = fome emocional! Acho que é o da grande maioria de nós, né? Já fiz terapia por alguns anos, mas agora que já tratei a cabeça é hora de fazer a minha parte e reeducar meus hábitos de vida pra poder resgatar uma vida de eu deixei lá atrás. Espero conhecer mais um pouco de vc. Conte comigo sempre que precisar. Bjs

    ResponderExcluir
  2. Ei Amanda! Obrigada pela visita ao meu blog, já estou te seguindo! Esse texto que vc postou fala tudo mesmo...me identifiquei muito,o emagrecimento tem que ser acompanhado por uma mudança interior tbm né...tratar o emocional é fundamental.

    Bjos
    ary

    ResponderExcluir